terça-feira, 8 de junho de 2010

Expectativas - Competências da Equipa


Falando em termos individuais, o gráfico ao lado pretende demostrar que o percurso até obtermos todos os conhecimentos que necessitamos para desenvolver um projecto de sucesso ainda é longo. No entanto, podemos contar com o conhecimento previamente adquirido (what we know sufficiently), com uma lista de tópicos que podemos, queremos e vamos explorar (what we know that we don't know) e ainda com a certeza de que pelo caminho da busca de novos conhecimentos vamos encontrar "what we don't know that we don't know", o que irá fazer crescer o círculo azul (pois passamos a saber mais uns assuntos que não sabíamos) e, mais tarde, depois de maior investigação, irá fazer parte dos nossos conhecimentos pessoais.

Uma boa forma de ajudar ao processo de obtenção de todos os conhecimentos necessários, é chamar novos elementos para a equipa. Nesta fase inicial, em que ainda se está a constituir a equipa, um dos principais focos prende-se com o contributo que cada novo elemento poderá trazer para a competência global do grupo.
O ideal será que cada novo elemento venha complementar os conhecimentos já existentes no grupo, fazendo crescer a área do "what we know sufficiently" e também a lista de tópicos a explorar (área azul). Desta forma, iremos maximizar o nosso conhecimento àcerca daquilo que precisamos de saber e garantir o sucesso do projecto.
É um factor preponderante garantir que o conhecimento não é apenas detido por cada elemento em separado, mas sim que seja partilhado abertamente entre toda a equipa. Daí a importância da criação do blog individual, para partilha do conhecimento actual bem como dos novos conhecimentos adquiridos no processo de Enlightened Community Engagement.

Para já, e como forma de apresentação mútua, iremos partilhar (usando o Wave):
- aquilo que cada um sabe que sabe o suficiente;
- aquilo que cada um sabe que não sabe o suficiente mas seria interessante saber;

Apenas para que conste, os elementos da equipa ainda não foram apresentados pois o grupo ainda não está "fechado". No entanto, a partilha de competências individuais no wave irá permitir saber quem já está interessado em fazer parte deste projecto, e com quem podemos contar.

Diverte-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário