sexta-feira, 4 de junho de 2010

Criar um blog

A minha principal missão na equipa (que vou detalhar num post posterior) é garantir que todos têm as condições necessárias para evoluir pessoalmente e profissionalmente. No entanto, a evolução muitas vezes passa por fazer-te sair da tua zona de conforto e esse processo pode criar uma grande inércia...

Mas a evolução pessoal, depende principalmente de cada um e dos desafios que está disposto a aceitar e ultrapassar. Não basta concordar com a estratégia e depois não fazer por a seguir. É NECESSÁRIO DAR UM PASSO EM FRENTE! por pequeno que seja.

Resolvi, por isso, partilhar convosco umas dicas que retiro da minha própria experiência.

Criar o nosso próprio blog, não é uma coisa que surja naturalmente, principalmente se nunca fomos muito de escrever num diário ou sempre tivemos um low-profile (que era o meu caso).

Quando vemos os nossos amigos começar um blog, chegamos a pensar: "mas o que raio de tão importante é que ele tem pra dizer ao mundo?" e a verdade, é que não tem de ser nada que possa um dia aparecer nos jornais ou ser lido por 1 milhão de pessoas. É apenas a partilha da sua própria experiência e motivações pessoais. Ou até o que alguém disse e que eles acharam interessante partilhar com os amigos.

Não se trata de nos armarmos em importantes e dizer ao mundo que as nossas opiniões devem ser ouvidas. Trata-se apenas de partilhar com os outros aquilo que nos vai na alma para podermos esperar que os outros partilhem também um pouco de si. Basicamente, é uma forma de estarmos mais perto de quem gostamos que partilhe connosco as suas opiniões.

Primeiro passo - Escolher o serviço

A criação de um blog, é tão simples como escolher um serviço, fazer o registo e escolher um nome.

Exemplos de serviços de blog:
http://wordpress.com/
http://blogs.sapo.pt/
http://www.blogger.com

Já agora, o blogger tem algumas limitações em termos de comentários. Não é possível anexar files nem links. O que é chato. Se puderem experimentar um dos outros para ver se não têm essa limitação, óptimo ;)

Segundo passo - Treinar a escrita

Não se pretende aqui aprender a escrever ;p mas sim mentalizarmo-nos para escrever um bocadinho todos os dias.
No meu caso, comecei pelo Facebook. Nem sequer tive de ser criativo. Peguei num livrinho de "pensamentos de auto-confiança" que tinha lá por casa e resolvi partilhar uma frase todos os dias mal chego a casa.
O engraçado é que a minha família foi comentando cada frase ou dizendo apenas "like" e foi-se criando um ciclo de interacção interessante ;)

Daí, passei para o Blogger. Os primeiros blogs que criei foi mesmo só isso: criei. Exemplo: http://nomorearbitrarycode.blogspot.com (um post apenas)

Para este (empreendedorismo divertido) a motivação é maior pois mexe com a minha forma de pensar. Também sinto a "obrigação" de continuar a escrever para tentar desenvolver em vós o bixinho do desenvolvimento pessoal bem como tentar levar-vos a partilhar as vossas opiniões. É MUITO IMPORTANTE A PARTILHA DE OPINIÕES para se criar uma equipa consistente.

Terceiro passo - Escrever sem receio

Mesmo que ainda não te sintas à vontade para começar a partilhar as tuas opiniões pessoais em relação àquilo que te motiva, começa a partilhar algo que encontraste na net, ou algo que alguém disse. Usa o teu blog como repositório pessoal de cenas interessantes: por exemplo apresentações do slideshare ou imagens do flikr. Começa a ler blogs de outras pessoas e partilha connosco alguns dos seus posts. Começa a inserir também comentários nesses blogs para que despertes o interesse no teu. Partilha... partilha... partilha... e sem receio de represálias. Verás como a experiência te fará crescer pessoalmente e ver os blogs de uma forma diferente.

Diverte-te!

2 comentários:

  1. Começar é sempre a parte difícil! :D

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho jeito para escrever :D no entanto tenho jeito para pesquisar...

    http://the99percent.com/tips/6585/10-laws-of-productivity

    Penso que isto pode ser útil para quem quer começar...

    ResponderEliminar