terça-feira, 1 de junho de 2010

Expectativas - Tempo

Uma das possíveis causas para a falta de entusiasmo, apresentada num post anterior, é a existência de diferentes expectativas por parte dos vários elementos da equipa em relação a determinados aspectos do projecto.

Para evitar que isso seja um problema, é necessário esclarecer as expectativas de cada um logo de início. Este post refere-se a expectativas temporais.

Tendo em conta

- a estratégia de Enlightened Community Engagement, que pretende a criação de uma comunidade de seguidores para cada um dos elementos da equipa (recorrendo a serviços como o Blogger, Flikr, Twitter, Facebook, sei lá...) e um maior conhecimento mútuo entre os vários elementos da equipa

- bem como a forte aposta na metodologia (e não em objectivos puramente técnicos)

pode adivinhar-se que haverá uma fase inicial algo prolongada de research (obtenção de novos conhecimentos) e de exposição dos conhecimentos adquiridos.

Nesta fase inicial, teremos como principais objectivos:

- a criação do nosso blog pessoal (ou outro método adequado/entusiasmante para partilha de conhecimento com a equipa e o mundo) mostrando as nossas opiniões e/ou motivações relativas a metodologias e tecnologia;

- seguir e comentar o "blog" dos outros elementos da equipa, por forma a se ir criando um espírito de equipa que ainda não existe. ISTO É MUITO IMPORTANTE!

- a criação da lista de mini-aplicações que servirá de base à fase seguinte. Espero contributos de todos! Pois sei que há por aí grandes ideias à espera de florescer :)

Esta primeira fase irá durar até inícios de Setembro, altura em que as nossas ideias e conhecimento acerca de metodologias irão começar a assentar. Lembrem-se, 4 horas por semana!

Na segunda fase, iremos cordialmente seleccionar uma mini-aplicação (que seja alvo de motivação por parte de todos), para começarmos a aplicar as metodologias na prática. Sendo a primeira vez, e tendo por objectivo a QUALIDADE, a minha previsão é que esta fase se prolongue até ao NATAL. Lembrem-se das 4 horas por semana e do facto de continuarmos a partilhar os nossos feelings nos blogs, neste caso acerca da aplicação das metodologias na prática.

No final desta fase iremos avaliar o resultado, e seguir em frente com uma nova mini-aplicação.

A terceira fase terá também uma duração aproximada de 4 meses, pretendendo-se olear os processos internos e utilizar outras metodologias que não seja possível usar na fase anterior. Continuaremos a manter o contacto com a comunidade, através dos nossos "blogs" e provavelmente começaremos a ter algum feed-back em relação à primeira mini-aplicação desenvolvida.

A quarta fase, será muito semelhante à terceira. Iremos desenvolver a nossa terceira mini-aplicação e prevê-se um aumento acentuado da interacção com a comunidade.

No final desta fase, já com processos internos oleados e um conhecimento amadurecido das tecnologias, metodologias e forma de trabalhar da equipa, iremos ter a base para decidir o que fazer a seguir.
As opções podem ser várias:
- continuar a desenvolver apenas mini-aplicações, por forma a dar continuidade ao processo de desenvolvimento das nossas capacidades pessoais;
- avançar para um projecto mais ambicioso e complexo (o projecto tecnológico inicialmente traçado);
- ficar por aí, se as coisas entre a equipa não funcionarem.

Isto tudo é mera especulação, e faz parte das minhas expectativas.
Fico à espera de comentários.

Diverte-te!

5 comentários:

  1. Para começar concordo plenamente com essas expectativas. Prazos alargados o suficiente para combater a indisponibilidade.

    Gosto da ideia de várias mini-aplicações para evoluirmos e aprendermos a trabalhar em equipa da melhor maneira.

    Podem contar com o meu entusiasmo para criar e participar nas várias comunidades :D

    ResponderEliminar
  2. Concordo também com as expectativas e na colocação de prazos para tentar perceber como as coisas funcionam. O ideal era antes de tentarmos ir desenvolver uma mini-aplicação tentar perceber o que já existe, e como podemos criar algo melhor, seja através da resposta às necessidades existentes por um determinado grupo específico, seja através da criação dessa necessidade.

    http://www.soundation.com/studio

    Um exemplo de uma aplicação que acho bastante interessante mas que provavelmente não tem uma grande utilidade prática (devido ao contexto dos utilizadores deste tipo de programas).

    http://www.muzicons.com/

    Esta talvez tenha uma utilidade uma vez que as pessoas adoram ter os icons personalizados no msn, se pudermos fazer uma aplicação em que as pessoas criem os seus icons e consigam meter som, pode ter interesse para algum "target".

    Vou tentar pesquisar o que há no mercado para poder sugerir uma coisa ao nível do que tenho lido (muito interessantes :D)

    ResponderEliminar
  3. Venham ideias! ;)

    Mas não se esqueçam que estamos a falar de mini-aplicações. Ou seja, cenas úteis com muito poucas features (para evitar perdermo-nos nos detalhes técnicos)

    ResponderEliminar
  4. Mais umas ideia

    Gestor de passwords! Uso o keepass e já experimentei vários e até agora não estou satisfeito com nenhum, são todos muito complexos e difíceis de usar. Penso que se consegue criar um bastante minimalista, eficaz e fácil de usar por toda a gente.

    ResponderEliminar
  5. Partilhei uma wave com a equipa, para termos a nossa lista de minis de uma forma mais linear e num único local.

    Acrescentei mais uma ideia: Online Chat, com tradução on-the-fly.

    ResponderEliminar