sexta-feira, 28 de maio de 2010

Métricas de Evolução


Para se saber se se está a prestar um serviço de qualidade, é necessário ter uma forma de medir essa mesma qualidade. As métricas podem tomar formas muito distintas e têm normalmente um carácter subjectivo.

No que se refere a serviços de TI, que será o objecto das nossas actividades, existem algumas áreas que podemos adoptar como base para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido. Tornando como hábito a avaliação da qualidade nessas áreas, para as mini-aplicações a desenvolver, será possível verificar uma evolução materializada da qualidade e maturidade no resultado das nossas actividades.

As diferentes áreas a avaliar (definidas por nós, e sujeitas a revisão) são as seguintes:

1 - Usability
2 - Functionality
3 - Graphics
4 - Content
5 - Security
6 - Performance
7 - Accessibility
8 - Availability
9 - Scalability
10 - Flexibility
11 - Maintainability
12 - Engagement

Como será de esperar, a classificação será uma média subjectiva das avaliações de toda a equipa.
Isto irá permitir envolver todos os elementos na evolução dos processos internos de desenvolvimento, promovendo uma melhoria constante dos processos.

! Curiosidade
Os 12 vértices de medição da qualidade, podem ser representados num icosaedro (que é um sólido geométrico platónico com 12 vértices - http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/icosaedro-br.html) ou num dodecágono (que é um polígono com 12 vértices - http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodec%C3%A1gono).

O gráfico-aranha da imagem (em inglês: spider chart) é baseado no dodecágono, e mostra de forma integrada uma possível classificação para cada vértice. O nosso objectivo como equipa (e como aposta de desenvolvimento pessoal) será maximizar a área do polígono assimétrico formado pela classificação dos vértices.
Diverte-te!

2 comentários:

  1. (enviado por Fontes Pereira)

    Temos de saber que o ciclo de vida de um produto tem um começo e um fim e temos de saber identifica-lo.

    Saber bem qual a diferença entre usabilidade e design de interacção (usabilidade vem no final do estágio para optimizar o produto design de interacção vem no inicio de estágio para testarmos as várias ideias para o produto para depois optarmos por uma).

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