terça-feira, 20 de julho de 2010

É mais fácil dar um passo noutra direcção...

...quando já se está a dar um passo em alguma direcção!

Foi com este pensamento que hoje acordei, e que fui mentalmente explorando ao longo do dia.

Por vezes pensamos que a partir do momento em que temos um plano bem definido e nos começamos a mexer de acordo com o planeado, devemos colocar "umas palas nos olhos" para esquecerrmos por completo as outras alternativas existentes e nos cingirmos ao plano. A verdade é que o acto de planear não passa de especulação ou adivinhação e só à medida que avançamos num projecto é que começamos a ter o conhecimento relevante que nos ajude a tomar decisões informadas.

Mudar de direcção durante o trajecto não é tão difícil assim. E, seguindo uma metodologia Agile, o resultado pode ir muito mais ao encontro das expectativas.

O que é difícil é ultrapassar a barreira da inércia inicial! Se planearmos logo de raiz fazer uma aplicação perfeita, com todos os detalhes explicitados ao milímetro, a barreira da inércia sobe; e torna-se um fardo para ultrapassar.
Se, em vez de planearmos tudo ao detalhe, formos gradualmente criando o conceito da aplicação (começando com algo muito simples e desenvolvendo apenas o que é mesmo essencial) a barreira da inércia torna-se apenas uma pedra no caminho, que podemos "chutar" para o lado sem grande dificuldade.

Num post anterior, apresentei a falta de entusiasmo como o inimigo nº1. Aqui, apresento a inércia como o inimigo nº2.

Como combater a inércia?
Bastam duas fases:

Fase 1 - Começar a mexer em qualquer direcção que seja mais fácil, directa, natural, motivante (mas mostrando logo algo como resultado, nem que sejam apenas uns drafts ou umas ideias gravadas em audio/video);

Fase 2 - Alinhar a direcção gradualmente, à medida que se vai avançando (através da gestão de prioridades, com remoção de excessos de ideias acumulados).

Esta é uma outra forma de ver o Agile. E é por isso que eu gosto.

Diverte-te!

Sem comentários:

Enviar um comentário